Estimulação magnética transcraniana no tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an6

Palavras-chave:

Revisão de escopo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Estimulação Magnética Transcraniana, Tratamento

Resumo

Introdução

Com o aumento no número de casos de TDAH, terapias não medicamentosas ganham importante papel no tratamento dessa desordem psiquiátrica e, entre essas possibilidades de intervenção, está a Estimulação Magnética Transcraniana, focalizada nesta revisão de escopo.


Objetivo
Coletar e analisar as informações acerca do tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade com a Estimulação Magnética Transcraniana (TEM), com o intuito de averiguar sua eficácia na redução dos sintomas do transtorno.

Métodos
As produções científicas analisadas foram selecionadas através de descritores específicos aplicados nas bases
de dados da PubMED, Scopus e Web of Science. O estudo usou critérios de elegibilidade e exclusão, os quais
resultaram nos 8 artigos contemplados nesta revisão, com ênfase na qualidade do periódico em que esses artigos foram publicados.


Resultados
Das 8 publicações incluídas, 7 são ensaios clínicos, dentre os quais somente um não é randomizado e controlado; além desses ensaios, há um estudo transversal de caso-controle. O conjunto dos artigos compreende um total de 331 pacientes, dos quais 182 são adultos; 140, crianças; 9, jovens. Quanto à eficácia do EMT no tratamento
do TDAH, houve resultados positivos em 6 artigos, ao passo que, nos outros 2, não trouxe benefícios, tampouco malefícios.

Conclusão

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva mostrou-se um método eficaz, na maioria dos estudos, no tratamento dos sintomas relacionados à memória e à atenção. Ainda não há evidências capazes de suportar o EMT como única ferramenta de tratamento do TDAH, desse modo, é importante que ele seja feito junto aos métodos que já estão consolidados na literatura. É evidente a pouca efetividade do EMT na terapêutica dos sintomas motores do TDAH, ainda que esses traços não sejam a principal queixa dos acometidos.


Palavras-chave: Revisão de escopo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Estimulação Magnética Transcraniana, Tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Oliveira, G. F., Duarte, E. S., Guedes, E. L. da S., Pessôa, F. D. D. L., Pires, M. J. O., Thiers, G. de S., Ferreira, L. M. R., Gomes, M. D. S., Andrade, R. T. F. de, & Silva, H. R. S. e. (2022). Estimulação magnética transcraniana no tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – revisão de escopo. Jornal Memorial Da Medicina, 4(2), 6. https://doi.org/10.37085/jmm.2022.ac.an6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)